Metade dos pacientes com dermatite sofrem com ansiedade ou depressão

De acordo com novo estudo do British Journal of Dermatology, metade dos adultos com eczema (dermatite atópica) foram diagnosticados também com ansiedade ou depressão nos últimos 12 meses ou mostram sinais desses problemas de saúde mental.

A pesquisa estudo foi realizada nos Estados Unidos e faz um alerta importante: o risco de ansiedade e depressão é dramaticamente maior em adultos com eczema do que naqueles sem a doença. O número cai para 27,3% entre adultos sem eczema.

A pesquisa também descobriu que a gravidade dos sintomas do eczema está fortemente ligada ao risco de desenvolver ansiedade e depressão. “O estudo analisou um tipo comum de eczema chamado dermatite atópica, uma condição comum que causa irritações na pele, coceira e vermelhidão e que geralmente começa na infância, muitas vezes o problema continua na idade adulta”, afirma a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

O estudo incluiu 2893 adultos, 602 dos quais tinham eczema. Os participantes completaram uma pesquisa e, com base nos scores de avaliação, a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), traduziu em quadros de ansiedade e depressão. Os participantes também foram perguntados se tinham sido diagnosticados com depressão ou ansiedade por um profissional de saúde no último ano.

Dos adultos com eczema, 40% relataram ter sido medicamente diagnosticados com ansiedade ou depressão no ano anterior à pesquisa, em comparação com 17,5 % das pessoas sem eczema. “Os scores de ansiedade e depressão aumentaram significativamente com cada categoria de gravidade do eczema, sugerindo que a gravidade da doença é um fator importante de ansiedade e depressão em pacientes com eczema”, afirma a dermatologista. “Compreender a causa da ansiedade e depressão em pacientes com eczema, como a gravidade dos sintomas, pode ajudar a melhorar os cuidados de saúde pacientes com problemas de pele comuns”, finaliza.

Fonte: Dra. Valéria Marcondes – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br