Nova variante do coronavírus P.4 é identificada no interior de São Paulo

O pesquisador e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior, anunciou, nesta terça-feira (25), que identificou uma nova variante da Covid-19, a variante P.4. 

Segundo o especialista, a origem ainda é desconhecida, mas ela foi identificada primeiro em Mococa, no interior de São Paulo, e tem alta circulação em Porto Ferreira.

Ainda segundo ele, não é possível saber se a variante é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus ‘comum’. “Essa nova variante é parente da P.1, porque ela tem a mesma origem, a origem é a B.1.1.28, que é uma linhagem que deu origem a P.1, a P.2, que foi identificada no Rio de Janeiro, a P.3, que foi identificada nas Filipinas. E agora foi identificada a P.4, que tem origem ainda desconhecida, mas ela foi primeiramente reconhecida no leste de São Paulo, primeiramente em Mococa, depois nós vimos uma alta frequência dela na cidade de Porto Ferreira, onde nós concentramos o nosso estudo”, afirmou o pesquisador, em entrevista ao portal G1.