O que é parestesia | Saúde e Bem-Estar

A parestesia dental geralmente afeta o nervo alveolar Inferior e nervo lingual, O nervo alveolar inferior é responsável pela sensibilidade dos dentes , gengivas e lábios, já o nervo lingual é responsável pela sensibilidade da língua.

Nenhum desses nervos tem comprometimento motor, são nervos sensitivos, diz Dr Bruno Puglisi. Ou seja, a parestesia não prejudica os movimentos da face, não é nada que ninguém irá perceber. O paciente não perde nenhum movimento e nem se torna incapaz de se expressar ou falar.

A parestesia pode ser temporária ou definitiva, dependendo da condição que a causou. A parestesia temporária é pela  compressão do feixe nervoso, como um inchaço, por exemplo, e pode desaparecer depois de poucos dias e as vezes  um pouco mais longo, demorando de 6 a 24 meses para desaparecer.

Em pessoas que os nervos foram completamente rompidos durante a cirurgia, a parestesia é definitiva, o que é muito mais raro. A extração de terceiros molares, ou dentes do siso, é a causa mais comum. A possibilidade de trauma do nervo alveolar inferior é grande pela proximidade das raízes dos terceiros molares com o nervo alveolar inferior.

O  que o cirurgião dentista pode prever e comunicar o paciente da possibilidade de uma parestesia pós-extração por meio de exames como rx panorâmica ou tomografias. Pode acontecer também que durante a fase de colocação do implante dental possa ocorrer um contato com nervo alveolar e a possível parestesia.

Os sintomas podem são como os de uma anestesia em que não se acaba o efeito, a sensação de dormência nos lábios e língua permanecem por algum tempo.

Para tratar a parestesia, são utilizados medicamentos corticoides, vitaminas do complexo B, compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia e laserterapia de baixa intensidade, que também estimula as funções nervosas diminuindo os sintomas e desconfortos.

A parestesia é um risco da cirurgia de extração do siso, mas que não acontece com todos. Por isso é importante uma boa avaliação do seu dentista para ver a necessidade  da extração do dente e seus riscos.

Fonte: IG SAÚDE

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados