O tratamento inovador da fibromialgia

 O tratamento é chamado de fotossônico e realizado a partir de um equipamento, considerado pioneiro no mundo, é  realizada  a aplicação conjugada de ultrassom e laser terapêutico, de baixa intensidade.

Tanto o protocolo da terapêutica como o aparelho utilizado são considerados inéditos. Tradicionalmente, se apela à fisioterapia, realizada nos locais da dor, chamados de pontos gatilho ou tender point. O fotossônico, por sua vez, é aplicado em toda a palma da mão, sendo apenas três minutos em cada uma, duas vezes por semana. São necessárias dez sessões.

A propagação de ondas sonoras promove uma agitação e aquecimento nos tecidos biológicos, estimulando vasos sanguíneos, homogeneizando e melhorando a eficiência das ações metabólicas, enquanto o laser atua por meio da penetração da luz no nível bioquímico. Assim, desencadeia a liberação de endorfinas, inibindo a dor. Além disso, a emissão tem efeito regenerativo, como comprovado em diferentes casos de reabilitação, ou mesmo em cirurgias plásticas, na reposição de colágeno. A sobreposição dos dois métodos concilia os estímulos, gerando um resultado ampliado.

Além do aparelho ser desenvolvido com a eficácia para tratamento da fibromialgia, ele também é um grande coadjuvante nas recuperações de  artrites, artroses, patologias como síndrome do túnel do carpo, ciatalgia e outras doenças inflamatórias a  curto prazo.

Esse tratamento esta sendo realizado na Ortoclin, pela responsável e capacitada Dra Alessandra R R Manão.

Importante salientar que esse tratamento foi desenvolvido e comprovado pela USP de São Carlos, com artigo científico publicado no Journal of Novel Physiotherapies, e aprovado pela Anvisa.

Dra Alessandra R R Manão – Crefito 3/110531-F

Avenida 16 de agosto, 112 – Bairro Junqueira – São Roque/SP

Tel: (11) 4712-5318