Por que aprender um novo idioma é importante? | Saúde e Bem-Estar

Ao redor do planeta, são faladas mais de 6900 línguas diferentes. Entre elas, idiomas pouco utilizados e que brigam para sobreviver, como o ayizi, utilizado por cerca de 50 pessoas, na China. Há pessoas que se comunicam fluentemente em diversos idiomas. Quando se fala bem mais de três, é chamado de poliglota.

A gente vive em um mundo em que a habilidade de se comunicar em mais de um idioma é fundamental para a vida profissional, quando você for adulto. Tanto que o inglês é considerado um idioma universal e é o mais ensinado do mundo.

A vantagem de aprender um novo idioma na infância está no desenvolvimento intelectual mais rápido e, desde pequeno você aprende a lidar com as diferenças entre idiomas e culturas. Além do trabalho, quem fala duas línguas têm mais facilidade para aprender um terceiro ou quarto idioma, por exemplo.

Quanto antes você se aventurar para aprender novos idiomas, mais facilidade terá para se comunicar. O aparelho fonético se desenvolve por até mais ou menos os 7 anos. Sendo assim, se você estuda em um local bilíngue (em que são faladas duas línguas), ao mesmo tempo em que está desenvolvendo o vocabulário na língua materna (português, por exemplo), tem mais facilidade no outro idioma (como o inglês).

Outro fator positivo está no fato de crianças, principalmente as pequenas, não se preocuparem cometer erros na tentativa de aprender.

A escola é um local importante para aprender uma nova língua, pois conta com educadores formados e com experiência para ensinar. Mas, além do colégio ou cursos de idiomas, você também pode aprender um novo idioma escutando música, assistindo filmes ou desenhos, brincando com games e viajando pelo mundo, por exemplo.

Talvez seu amigo tenha mais facilidade para falar inglês do que você. Mas isso não é motivo para que você preocupado. As pessoas são diferentes e, no aprendizado, cada um tem maior facilidade com o que lhe interessa. O importante é que você não desista e siga se esforçando para aprender.

A ideia de falar dois, três, quatro idiomas assusta você? Fique sossegado, pois você não irá embaralhar os idiomas. Quando um bebê está aprendendo a falar, por exemplo, repetimos e até inventamos palavras. À medida que cresce, filtra as palavras e forma frases completas. O mesmo vale para novos idiomas: você saberá diferenciar uma língua da outra tranquilamente.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.