Postos de Saúde da Vila Barreto e Nova Mairinque oferecem atendimentos nutricionais

A Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque retomou neste mês os atendimentos nutricionais nos Postos de Saúde do Bairro Barreto, unidades “Alto” e “Baixo”, e da Vila Nova Mairinque. De acordo com a nutricionista da Prefeitura, Josimara Grinholli, as ações são desenvolvidas por meio de rodas de conversa ou de maneira individual e têm como objetivo orientar os pacientes sobre uma alimentação mais natural e saudável.


Os atendimentos individualizados são realizados a cada 15 dias na Nova Mairinque, uma vez por mês no Posto da Barreto Baixo, e mediante a agendamento no Barreto Alto. Esta última Unidade também oferece quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, das 14h às 15h30, uma roda de conversa aberta à comunidade.


As orientações nutricionais são direcionadas aos pacientes que fazem acompanhamento médico e possuem a necessidade de seguir uma alimentação cardioprotetora, a qual visa a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes mellitus, doenças renais, pulmonares e câncer.


Conforme Josimara, a inclusão desses procedimentos em Mairinque se dá pelo alto índice de mortalidade destas enfermidades. Além disso, seguem as diretrizes do Ministério da Saúde, que tem como proposta minimizar problemas de saúde dos cidadãos, por meio de orientações sobre uma alimentação adequada e de acordo com a necessidade de cada paciente.
“A alimentação cardioprotetora se baseia no hábito de ingerir variedades de frutas, legumes, iogurtes e outros laticínios que contribuem para combinações saudáveis”, comenta.


Josimara ainda ressalta a importância de organizar atendimentos em forma de rodas de conversa, considerando que desta maneira os integrantes trocam informações e, consequentemente, colaboram com as mudanças de cada um. “As conversas ajudam a olhar diferentes realidades e permitem que as vitórias individuais sirvam como força para outros”.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde, através do telefone (11) 4718-8646.