Prefeitura de São Roque realiza testes rápidos em profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de São Roque está realizando testagem para detecção do COVID19, nos profissionais que trabalham na linha de frente no combate ao coronavírus.

Os profissionais assintomáticos das áreas de Segurança Pública, Sepultadores, Serviços Sociais e de Saúde, tanto da Rede Básica quanto da Santa Casa, estão passando pela avaliação sorológica, mais conhecida como TESTE RÁPIDO.

Os exames são realizados na sede da Vigilância Epidemiológica e UBSs e os resultados saem em 15 minutos. Havendo evidência da doença o profissional é imediatamente afastado da atividade e passa pelo RT-PCR, exame mais preciso, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

A diretora de Saúde, Daniela Groke, ressalta que essa é uma ação de extrema importância tanto para a segurança do trabalhador do serviço essencial, como para evitar a disseminação do contágio entre a população servida pelas atividades.

Até o momento foram examinados 816 profissionais. Desses, 811 testaram negativo e 6 positivos, os quais foram afastados dos serviços e colocados em isolamento monitorado pela Vigilância Epidemiológica.