Profissionais da Saúde de Mairinque integram atividade escolar para fortalecerem atitudes preventivas

Os funcionários da Estratégia da Saúde da Família – ESF (Posto Barreto Alto) participaram na quarta-feira, 12, do Dia de Culminância realizado pela Escola Estadual José Pinto do Amaral. Em conjunto com os estudantes da eletiva “Deu Zika na Saúde”, os servidores da Prefeitura desenvolveram 54 testes rápidos de HIV e Sífilis.

O Dia de Culminância funciona como um encerramento dos projetos desenvolvidos pelas eletivas, reforçando os conteúdos apresentados durante o semestre. A “Deu Zika na Saúde”, que envolve disciplinas de biologia e história e conta com a supervisão das professoras Úrsula Pecci e Carolina Sayuri, teve como objetivo aprofundar o estudo sobre o surto de epidemias no mundo.

Direcionada aos estudantes que almejam cursar medicina, veterinária, enfermagem, biologia, química, fisioterapia, farmácia, educação física ou publicidade e propaganda, a disciplina eletiva se aprofundou no alastramento de Dengue e Zika no Brasil, visando conhecer as causas e características das doenças, além do desenvolvimento das atitudes preventivas.

A enfermeira Carla Regina Soares comenta que é importante haver essa integração entre profissionais e alunos, uma vez que essa relação é influência direta no desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que buscam conhecimento. “Essa relação entre nós, que já estamos formados, e estudantes que estão em busca do aprendizado, é fundamental para incentivarmos a ida dos alunos ao mercado de trabalho e ajudar no amadurecimento profissional de cada um”.