Quantas horas por dia crianças e adolescentes devem dormir? | Saúde e Bem-Estar
Débora Garcia, especialista em fisiologia e bem estar, comenta sobre a importância de uma boa noite de sono para um desenvolvimento saudável

Mesmo com inúmeros estudos reafirmando a importância do sono para a manutenção de uma vida saudável, muitas vezes, essa parte do dia acaba sendo negligenciada, seja por excesso de trabalho, estudo e, até mesmo, por opção ao se escolher virar noites lendo, jogando ou assistindo séries, por exemplo. O dia após uma noite mal dormida costuma ser difícil, as pessoas podem ter sonolência excessiva, irritabilidade e dificuldade de concentração. Porém, quais efeitos esse comportamento acarreta nos mais jovens?

De acordo com a especialista em fisiologia e bem estar, Débora Garcia, é normal que as crianças comecem a reduzir a quantidade de horas de sono à medida que vão crescendo. “Um bebê pode dormir de 14 a 17 horas por dia, mesmo que haja pequenos intervalos entre elas. Já as crianças e adolescentes, dependendo da idade, podem dormir de 10 a 12 horas, é necessário entender a singularidade de cada indivíduo”, detalha. Porém, é preciso lembrar que, durante o sono, o corpo realiza diversas atividades essenciais. “Durante o sono o cérebro trabalha para armazenar as memórias, produz o hormônio do crescimento e  os neurotransmissores são liberados. Quando a criança não dorme tempo suficiente, isso pode afetar questões emocionais e levar ao aumento do estresse infantil e da ansiedade. Já nos adolescentes, é observado que não dormir bem pode afetar até a memória”, explica a especialista.

De acordo com Débora Garcia, as tecnologias podem ser uma grande contribuição para a dificuldade de dormir de crianças e adolescentes. “A luz daquele equipamento vai mandar uma mensagem para o cérebro de que a pessoa está vivendo o dia, e não a noite. Isso vai gerar uma liberação de neurotransmissores que vai despertar a pessoa e prejudicar o sono”, afirma. As boas noites de sono só tem benefícios para crianças e adolescentes, causando mudanças significativas na qualidade de vida. “A criança e o adolescente estão sempre aprendendo algo novo. Por isso, a falta de sono nos jovens, que estão em desenvolvimento, vai prejudicar de forma direta ou indireta”, opina.

Sobre Débora Garcia
 
Debora Garcia é palestrante, escritora e mentora de meditação. Ministra cursos e mentorias presenciais e online. Atua no mercado corporativo com palestras, treinamentos e consultorias promovendo autoconhecimento, bem estar, inteligência emocional e protagonismo, oferecendo recursos para equilibrar mente e emoções.
Criadora do método “Descomplicando a Meditação” que tem como característica a prática de curta duração, laica e contemporânea, sempre trazendo um olhar científico para a prática meditativa. É também coautora do livro Gestão das emoções no ambiente corporativo.
Formada em Educação Física pela UMESP, especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.  Atuou na área de educação corporal por mais de 10 anos, identificando que as habilidades e inabilidades internas são pontos limitantes tanto no desempenho esportivo como na vida.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.