O turismólogo e
influenciador digital Gabriel Veronese é um dos especialistas no assunto e revela
que o Mar Morto é na verdade o maior spa natural do mundo: “Localizado entre
Israel e a Jordânia, com quase três milhões de anos de existência segundo a
ciência, este lugar é único no mundo. Já se sabe que os minerais encontrados
aqui podem nutrir as camadas mais superficiais da pele, melhorar a elasticidade
e tonalidade e removem toxinas, promovendo efeito anti-envelhecimento. Por
conta da alta taxa de salinidade encontrada tanto nas águas quanto na lama do
lago oriental, os tratamentos feitos à base desses sais têm ação cicatrizante,
anti-inflamatória e antisséptica, garantindo a redução das temidas espinhas”,
revela.
Segundo especialistas as águas do Mar Morto são compostas de 34% de minerais,
ou seja 10 vezes mais do que qualquer outro mar ou lago, proporcionando muitos
benefícios para a saúde e para a pele: “Situado a 430 metros abaixo do
nível do mar, mesmo absorvendo as areias do deserto e exposto a um clima tão
seco, o Mar Morto é epicentro de pesquisas e conhecido como “o maior e mais
natural destino spa do mundo”, conta Veronese.
Indústria da beleza Israelense
Muito além do turismo religioso, que movimenta a economia local e leva milhões
à Terra Santa, Gabriel Veronese conta que existe toda uma indústria da beleza
associada às incríveis propriedades das águas e da lama do Mar Morto: “existe
uma indústria internacional da beleza que vão até Israel para formulação de
produtos cosméticos. No Brasil existem diversos produtos que são formulados a
partir das pesquisas e descobertas realizadas em Israel. O país é o lar de
diversos cientistas brilhantes, ganhadores do prêmio Nobel e pesquisadores
entre os mais reconhecidos do mundo”.
Veronese está bastante ligado à industria da beleza de Israel e foi escolhido
em 2019 como um dos influenciadores da marca israelense Premier Cosméticos do
Mar Morto. O evento, realizado em São Paulo, contou também com a presença de
artistas como Rita Cadillac e Luiza Ambiel e teve foco na
solidariedade: “é importante celebrar a beleza e o sucesso da marca no país,
que é imenso, mas também ajudar as pessoas. O mundo vai muito além da
superfície, da pele, da estética. Todos os brinquedos arrecadados no evento
foram doados para a ONG Casa José Coltro. Cada convidado, inclusive eu, trouxe
um brinquedo novo para doar a crianças que vivem em lugares e famílias mais
carentes. A verdadeira beleza vai além do que a gente pode ver”.