Saneaqua reforça a necessidade de cuidados no combate à dengue

Campanha realizada pela empresa incentiva a população a buscar meios de evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti

No verão, a combinação entre altas temperaturas e o aumento do volume de chuvas amplia o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika. 

Para combater o mosquito, que se reproduz na água parada, tanto limpa quanto suja, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, reforça a importância de adotar medidas que vão contribuir com a prevenção da doença. 

Na campanha “Dengue: Antes de buscar os sintomas, busque prevenção”, com a participação do médico Drauzio Varella, a concessionária incentiva as pessoas a priorizarem a busca por focos do mosquito em casa e no bairro. Até o próximo dia 7 de fevereiro, banners da campanha serão exibidos no site da ClimaTempo - https://www.climatempo.com.br/

O ClimaTempo desenvolveu um algoritmo que apresenta as cidades com maior possibilidade de chuvas e consequentemente grande acúmulo de água. A proposta da iniciativa é reforçar a importância de tampar e lavar semanalmente recipientes com água, higienizar regularmente e fechar bem as caixas d’água, cobrir os pratinhos de vasos com areia ou lavar uma vez por semana, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras. 

“O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma ação que deve ser realizada constantemente. Além do trabalho de conscientização, as boas práticas de saneamento também auxiliam no combate à dengue, entre outras enfermidades. Sem o serviço de coleta e tratamento do esgoto, por exemplo, teríamos um aumento do número de criadouros do mosquito e as chances de surtos da doença se tornariam muito maiores”, explica Ycaro da Rocha Macedo, coordenador das áreas de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Saneaqua em Mairinque. 

Para auxiliar na prevenção da doença, a Saneaqua destaca ações que devem ser adotadas no dia a dia e que vão ajudar a conter a reprodução do mosquito. Confira: 

  • Tampe corretamente e higienize a caixa d’água a cada seis meses
  • Mantenha as calhas sempre limpas 
  • Deixe garrafas vazias sempre viradas com a boca para baixo 
  • Mantenha lixeiras bem tampadas 
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia 
  • Limpe semanalmente com escova / bucha os potes de água dos animais 
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas 
  • Limpe ralos e canaletas externas 
  • Deixe as lonas usadas para cobrir piscinas e objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água 

No site da campanha é possível encontrar mais informações sobre como prevenir a doença em casa e na vizinhança. Acesse https://busqueporprevencao.com.br/