Santa Casa de Sorocaba tem 100% de ocupação na UTI e enfermaria para Covid-19 pelo 3º dia consecutivo

A Santa Casa de Sorocaba registrou, pelo terceiro dia consecutivo, 100% de ocupação nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também na enfermaria, que são destinados somente para pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.

A unidade possui 40 vagas de UTI e 10 na enfermaria. Até a manhã desta quinta-feira (23), todos eles estão ocupados, o que preocupa as autoridades, já que o local é o único do sistema público que atende, exclusivamente, pessoas que moram na cidade.

Os outros dois hospitais da rede pública têm as vagas destinadas também para pacientes de outras cidades que não possuem estrutura de leitos. São eles: o Adib Jatene e o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

No Adib Jatene, são 46 leitos, sendo 30 de UTI e 16 clínicos. As taxas de ocupação são de 90% e 87,5%, respectivamente. Já o CHS possui 28 leitos no total, sendo 20 intensivos e oito na enfermaria. No local, a porcentagem de leitos com pacientes é de 60% e 100%, respectivamente.

A cidade também possui um hospital de campanha, que fica na Arena Multiuso. São 81 leitos, sendo 75 de enfermaria e outros seis de estabilização. Segundo a prefeitura, 44 leitos clínicos e quatro leitos de estabilização já estão com pacientes. A taxa de ocupação total da unidade é de 59,3%.

Rede particular

Na rede particular, Sorocaba possui três hospitais que recebem pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença. São eles: o Evangélico, o Samaritano e a Unimed.

Somando os três, são 48 leitos de UTI. Até esta quinta, 37 estão ocupados, o que representa uma taxa de 77,1%. A Unimed atingiu o limite máximo para os leitos de UTI: todos os 16 estão com pacientes.

Nessas unidades há também outros 67 leitos de enfermaria, sendo 16 no Evangélico, 26 no Samaritano e 25 na Unimed. A taxa de ocupação total é de 70,1% e há 20 leitos disponíveis.

(Via G1/ Imagem TV TEM)