Vacinação contra a gripe será retomada hoje a partir das 13h30 em São Roque

O novo lote de vacinas contra a gripe chegou nesta quinta-feira, 26, e a Prefeitura anunciou que a vacinação será retomada às 13h30. No primeiro dia de vacinação as 4 mil doses disponíveis foram aplicadas. Excepcionalmente nesta quinta, 26, o horário de vacinação será das 13h30 às 18h.

Como estratégia para evitar aglomeração, a Prefeitura Municipal de São Roque, por meio do Departamento de Saúde,  oferece duas opções para a vacinação contra a gripe:  o sistema “drive-thru”, ou seja, vacinação dentro do veículo ( exclusivo para idosos) e ao ar livre, em tendas montadas nas áreas externas das UBSs, tanto para aqueles que têm mais de 60 anos, quanto para profissionais de saúde.

O drive-thru da vacinação acontece no Estádio Municipal Quintino de Lima. Não será permitido o acesso de pedestres neste posto. Já a vacinação em tendas estará disponível em todas as UBSs dos bairros e distritos e na Praça da República.

Para ambos os sistemas é necessária  a apresentação da carteira de vacinação ou, se não tiver, pode ser qualquer documento que comprove a idade. 

“Pedimos aos que vão se vacinar no drive, que usem roupas que facilitem a aplicação da vacina”, conclui a diretora de saúde, Daniela Groke.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Outros públicos serão imunizados nas próximas etapas, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Região

A prefeitura de Araçariguama se pronunciou em nota, dizendo que a vacinação contra a gripe também está suspensa na cidade, uma vez que a remessa de 500 doses disponibilizadas pelo governo já acabaram. Ainda não emitiram um novo comunicado referente à data em que novas doses irão chegar.

Em Mairinque, os grupos prioritários poderão procurar por qualquer um dos postos de saúde do município, entre 07h e 16h. No sábado (28) acontecerá um dia de vacinação exclusivo para atender pessoas de 60 anos ou mais no Centro de Saúde da Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Três Lagoinhas Barreto Alto, Jardim Vitória e Dona Catarina.

A Secretaria Municipal de Saúde voltará a vacinar os idosos de Vargem Grande Paulista a partir desta sexta-feira (27/3) e, agora, em suas casas. A medida foi tomada para evitar filas e aglomerações de idosos nas Unidades de Saúde, já que a população com mais de 60 anos está no grupo de risco do novo coronavírus.

A vacinação será feita das 8h às 15h30, e a aplicação da vacina deverá ser feita no portão do domicílio, a fim de evitar contato com outros moradores. A recomendação é que os idosos não saiam de casa e aguardem a visita dos técnicos da saúde. Lembrando que esta primeira fase da Campanha vai até dia 15 de abril.

Serão 8 equipes nas ruas aplicando diariamente a vacina contra a gripe em sua área de abrangência. Para facilitar o acesso dos profissionais da saúde, as famílias devem ligar para a Unidade mais próxima e informar os dados do idoso e endereço, assim o Governo Municipal poderá garantir uma cobertura completa.

UBS Bela Vista 4158-2033

UBS Margarida 4158 6654

UBS Ruth Maria 4159 2469

UBS São Lucas 4159 1051

UBS portão vermelho 4158 5835

UBS São Judas 4158 2107

UBS Tijuco Preto 4158 3043

UBS agreste 4159 1683