Vargem Grande Paulista recebe Carreta da Mamografia

No mês do Outubro Rosa, Vargem Grande Paulista contará com exames gratuitos de mamografia. A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, ficará no estacionamento do Pronto Atendimento central entre os dias 8 e 24 de outubro, com atendimento de segunda-feira a sábado.

Neste período, o serviço-móvel irá oferecer mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres acima de 50 anos, que devem apresentar apenas RG e cartão SUS. Mulheres mais jovens com idade entre 35 e 49 anos também serão atendidas, mas neste caso é obrigatório levar o pedido médico, cartão do SUS e RG.

O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h – com distribuição de 50 senhas por dia, e aos sábados, das 9h às 13h, com distribuição de 25 senhas. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

O Programa Mulheres de Peito tem o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença. A unidade móvel oferece exames preventivos e conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

A carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.