Saúde realiza mutirões de exames para reduzir espera e prevenir doenças | O Democrata

A prefeitura de Ibiúna realizou nas últimas semanas diversos mutirões de saúde com a finalidade de prevenir doenças graves e também reduzir a lista de espera dos pacientes.

Ultrassonografia

O mutirão atendeu aproximadamente 700 pacientes na área, nos mais diversos tipos de exame de ultrassom.

“Vamos diminuir essa fila de espera, que existe em todo o país. Em qualquer cidade há essa fila por especialidades, porque os municípios não dispõem de exames especializados em grande quantidade, já que são extremamente caros. Diante da limitação do atendimento determinamos os mutirões que serão feitos em todas as áreas da saúde”, disse o prefeito João Mello.

Para o gestor, a implantação dos Postos de Saúde da Família, em andamento no município, irá diminuir e agilizar a lista de espera. “Com o cidadão sendo atendido em seu bairro, com acompanhamento médico permanente, será mais fácil fazer o exame preventivo, com programação, e assim atender a todos que necessitam”.

O paciente que tiver a guia médica solicitando o exame pode procurar pelo setor de RH do Hospital Municipal para agendamento. O horário é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 Oftalmologia

O mutirão de Oftalmologia, realizado na última semana pela Secretaria de Saúde, fez mais de 150 exames e consultas oftalmológicas, previamente agendadas no Centro de Especialidades.

Com o objetivo de reduzir a fila de espera pelos exames oftalmológicos a ação também teve a finalidade de prevenir, tratar e diagnosticar doenças oculares.

O atendimento continua. Portanto, o paciente que tiver a guia médica solicitando o exame pode procurar pelo Centro de Especialidades para agendamento. O horário é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. O Centro fica na rua José Eugênio Machado, 888.

Papanicolau

No sábado, 19 foi a vez do mutirão de coleta para exame Papanicolau. Os atendimentos foram realizados no Centro de Saúde Central, na avenida São Sebastião, 369.

O objetivo do exame é detectar lesões que possam se tornar câncer do colo de útero, também chamado de cervical. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, – e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A partir de agora, tais exames serão periódicos, com o objetivo de atingir toda a população-alvo.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.