O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região protocolou uma notificação de greve na empresa Mirage Transportes. Segundo o sindicato, a empresa não aceita as reivindicações da campanha salarial da categoria e pratica diversas irregularidades trabalhistas, como o não pagamento correto de horas-extras, DSR (descanso semanal remunerado) e adicional noturno, além de não implantar plano de saúde, praticar banco de horas e realizar descontos indevidos de cobradores e de dias faltados por motivo de doença.
O Sindicato dos Rodoviários informou que está aberto ao diálogo para resolver as questões listadas acima e, dessa forma, descartar nova paralisação.
Ainda de acordo com o sindicato, “caso a empresa continue com a postura intransigente, a greve pode começar a qualquer momento após o vencimento do prazo de 72 horas do protocolo da notificação de greve, conforme determina a lei de greve em serviços essenciais”, disse.
Os membros do sindicato informaram que o órgão se compromete a manter no mínimo 30% da frota de ônibus em operação caso ocorra o movimento paredista.
De acordo com o documento enviado a nossa redação, a data-base da categoria é 1º de maio e o Sindicato já conseguiu fechar acordo coletivo com aumento salarial de 5,83%, reajuste no tíquete-refeição e na participação nos lucros e resultados (PLR) e manutenção dos principais direitos na grande maioria dos municípios da base de representação da entidade.
A Mirage Transportes é responsável por operar o transporte urbano em São Roque e a decisão de notificar a empresa de greve foi tomada pelos trabalhadores em assembleias realizadas pelo Sindicato no dia 16 de julho, na subsede da entidade em São Roque.