As vinícolas são os principais atrativos turísticos de São Roque. Juntas, produzem mais de 10 milhões de litros da bebida por ano.
Milhares de turistas visitam o município todo fim de semana. Boa parte dessas pessoas busca um bom vinho.
O programa Nosso Campo mostrou, um grupo de cegos também fez esse programa dentro do projeto chamado “Ver o Vinho”. Nesse caso, ver não significa enxergar a paisagem, mas sentir as frutas. O projeto é organizado pela sommelier Daniela Romano, que faz treinamentos específicos para grupos de cegos e pessoas com baixa visão.
Os visitantes descobriram o processo de produção de vinho de uma maneira diferente. Eles puderam tocar as videiras em busca dos cachos de uva.
Para a aposentada Sandra Taioli Monteiro, a pinotage foi a variedade que mais a impressionou. Ela comemorou a oportunidade de poder conferir o tamanho, o formato da uva.
Daniela Aparecida Rodrigues dos Santos, oficial de promotoria, encheu a cesta e comentou que a experiência na plantação foi única, ainda mais quando se leva em conta o clima, o solo e a história por trás do vinho.
Os visitantes puderam ainda esmagar a uva para fazer a bebida. O grupo foi convidado a entrar na tina e fazer o trabalho com os pés, da mesma forma que os antigos colonos.