A Prefeitura de Sorocaba anunciou que, a partir de 5 de janeiro, motociclistas estarão proibidos de trafegar continuamente pelos corredores exclusivos do BRT. A medida tem como objetivo reduzir acidentes, especialmente os que envolvem motos.
Nos primeiros 60 dias, a ação terá caráter educativo, permitindo a adaptação dos condutores. Após esse período, a infração será considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Até a data de início da mudança, motociclistas ainda poderão utilizar os corredores apenas para ultrapassagens, assim como veículos de transporte escolar com passageiros. Após 5 de janeiro, esse tipo de tráfego será proibido.
Segundo dados da prefeitura, após a liberação parcial dos corredores, foram registrados aumentos no número de acidentes e mortes envolvendo motociclistas em importantes vias da zona norte, como as avenidas Ipanema e Itavuvu. A fiscalização é realizada por agentes de trânsito e câmeras de monitoramento, e milhares de autuações já foram aplicadas nos últimos dois anos.

