STF avança em caso de golpe: Bolsonaro pode ser transferido para presídio em novembro – O Democrata

Um mês após a condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, o processo entra na fase de elaboração do acórdão, documento que formaliza os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e consolida a decisão da Primeira Turma.

Segundo apuração do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, advogados do ex-presidente preveem sua transferência para um presídio em regime fechado no início de novembro, encerrando a atual fase de prisão domiciliar.

Após a publicação do acórdão, abre-se o prazo para apresentação de recursos, como os embargos de declaração, que servem para esclarecer possíveis contradições na decisão — embora raramente alterem o resultado final. Especialistas apontam que esses recursos podem apenas adiar o cumprimento da pena, já que a condenação foi unânime e dificilmente será revertida.

A expectativa é de que o STF determine a execução definitiva da pena nas próximas semanas, consolidando um dos momentos mais relevantes do cenário político e jurídico recente no país.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.