Sustentabilidade a partir da Agroecologia

Ser sustentável nos dias de hoje é necessário se quisermos alcançar um ambiente saudável e termos qualidade de vida. Nesse contexto a Agroecologia, pode auxiliar no desenho de estratégias para um desenvolvimento rural sustentável, levando em conta a importância dos saberes locais, as melhores estratégias para execução de processos de transição agroecológica. Tendo em vista que a agroecologia é uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas, tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam socialmente justos e economicamente viáveis, para alcançar um agroecossistema sustentável. Promover e executar ações nesse sentido, apenas enriquece o produtor e o espaço onde o manejo agroecológico é efetivamente observado.

A detecção de problemas que existem localmente nas produções com manejo agroecológico são fundamentais para que os processos de transformação existentes sejam possíveis e nesse âmbito permitam fortalecer a capacidade local de experimentação e inovação dos próprios agricultores, com os recursos naturais específicos de seu espaço e desse modo, se tornem capazes de desenvolver suas atividades de maneiras rentáveis e sustentáveis.

Assim, a interação entre sustentabilidade e agroecologia é buscada através da utilização de recursos que permitam que os ciclos de materiais e de energia existentes no agroecossistema sejam utilizados respeitando os recursos naturais e a sazonalidade.

Os impactos benéficos podem ser derivados dos ambientes ecológico, econômico, social e político, existentes nos diferentes níveis, desde a pequena propriedade até a sociedade como um todo. Uma comunidade onde os conhecimentos locais, para sua utilização como elementos de criatividade, que melhorem o nível de vida da população, com a inserção do consumo de mercadorias que permitam uma melhor qualidade de vida, promovendo a diversidade local tanto biológica como sociocultural. E com a interação direta do cidadão com o produtor, muitos saberes podem ser trocados e ressignificados.

A agroecologia está ligada à sustentabilidade em um sentido amplo, pois, o respeito ao solo, as plantas, as águas e o modo de cultivo, auxilia na manutenção dos sistemas usados nas produções de alimentos e na qualidade de vida que é gerado para os vários segmentos que fazem parte dessa parceria.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h às 12h. Instagram: @feiraagroecosaoroque Facebook @feiraagroecologicadesaoroque

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Primavesi, Ana (2002) e Gervazio, Wagner et.al. (2016).