Taxa de ocupação passa de 90% no novo Hospital Regional de Sorocaba

O aumento no número de casos do coronavírus pode comprometer as vagas para internação. Em Sorocaba (SP), a taxa de ocupação do novo Hospital Regional é quase total, segundo informou nesta quarta-feira (13) o estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação da unidade passou dos 90%. Se chegar a 100%, o hospital vai começar a transferir pacientes para outras cidades da região, como a Santa Casa de Tatuí e para o Hospital São Camilo, em Itu.

O governo do estado declarou que o novo Regional tem 45 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus – 30 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dez novos leitos foram inaugurados no último fim de semana.

Durante a coletiva do governo do estado, Dimas Covas, que é coordenador do Comitê de Saúde, falou que a falta de leitos pode provocar o lockdown em algumas cidades.

Com ou sem o endurecimento das regras de funcionamento dos serviços e circulação das pessoas, a Secretaria de Saúde garantiu que os pacientes com Covid-19 não vão ficar sem atendimento.

As transferências de pacientes serão feitas de acordo com a disponibilidade de vagas pela central de regulação que distribui os leitos do SUS em todo o estado. A central de regulação funciona 24 horas por dia.

(Via G1 Sorocaba e Jundiaí)