Uber passa a distribuir adesivos para motoristas parceiros 

 

A Uber passou a distribuir adesivos com o logotipo da empresa para os motoristas parceiros ativos em São Paulo. A identificação, que deverá ser colada no para-brisa dos veículos, é uma das regras da regulamentação do serviço de transporte por aplicativo na capital paulista.

Para os usuários, nada muda: todas as viagens da Uber só podem ser realizadas, necessariamente, por meio do aplicativo, onde o usuário solicita um carro ao toque de um botão e recebe, via app, informações sobre o motorista parceiro que vai buscá-lo, como nome, foto, além de modelo, placa e cor do veículo. Quando o carro chegar, o usuário deve verificar se as informações do veículo e do motorista conferem com as que aparecem no aplicativo, para se certificar de que está entrando no carro certo.

Qualquer viagem feita fora desse padrão não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidas pela plataforma. Ou seja: só o aplicativo é capaz de informar qual o veículo e o motorista designados para cada viagem.

Os adesivos começam a ser distribuídos esta semana e terão distribuição ampliada a partir da próxima, com grupos sendo chamados para retirar os adesivos, mas ainda levará algum tempo para que todos os carros circulando na capital paulista estejam identificados. O motorista parceiro será o responsável pelo uso da identificação no veículo. Por conta da flexibilidade oferecida pela Uber para atuar pelo aplicativo, o material do adesivo permitirá que ele seja removido do veículo quando o motorista não estiver usando o app para trabalhar.

Da mesma forma que para os usuários, o sistema de recebimento de solicitação de viagens  continuará o mesmo para os motoristas – somente pelo aplicativo. O motorista receberá o nome e localização de todas as pessoas que solicitam viagens.

Em todos os casos, não há viagens anônimas na plataforma e todas são monitoradas por meio de GPS. Antes de iniciar qualquer viagem, todos os usuários da Uber devem necessariamente se cadastrar na plataforma. É necessário inserir cartão de crédito, débito ou CPF e data de nascimento antes de ter acesso ao aplicativo. Também vale lembrar que, para se cadastrar como motorista parceiro, é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada – EAR, e passar por uma verificação de segurança. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo do ano corrente.

Sobre a Uber

A Uber é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer uma opção confiável e acessível para as pessoas se movimentarem pelas cidades. A empresa iniciou suas operações em 2010 com o objetivo de resolver um simples problema: como é possível conseguir um carro com o toque de um botão? Mais de 5 bilhões de viagens depois, começamos a olhar para um desafio ainda maior: reduzir congestionamentos e poluição em nossas cidades ao colocar mais pessoas dentro de menos carros.