Uvas para comer e beber | O Democrata

Uva é o fruto da videira, que geralmente é utilizada para produção de suco, vinho e passas, quando não é consumida ao natural. É uma das frutas mais nutritivas, uma fonte de carboidratos importantes para o fornecimento de energia para o corpo e tem uma boa quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B, sais minerais como ferro, cálcio e potássio, e as uvas mais escuras, tem ainda ação antioxidante. A cada 100grs tem apenas 67 calorias, além de ser uma fonte de antioxidantes, ela contém flavonóides, resveratrol, ácidos fenólicos e carotenóides como o betacaroteno. As calorias da uva provêm em sua maioria de carboidratos de baixo índice glicêmico e com pouquíssima gordura, o que é excelente para pessoas que querem perder peso.

Temos vários tipos de uvas disponíveis no mercado, a uva Crimson e a Thompson são as mais consumidas no Brasil, por ter a polpa doce e não ter semente. A uva Itália é uma das mais utilizadas na culinária, por ser mais resistente a mordida, e por ter sabor suave com pouca acidez. Agora, a preferida da maioria dos brasileiros é a uva Niagara, que encontramos na versão verde e rosada, com um diferencial na quantidade de fibras, em geral 30% em maior quantidade, que em outros tipos de uva.

As uvas Red Globe são das que têm cachos mais bonitos, e são as consumidas na Páscoa, é um dos tipos mais antigos, conhecidas desde 6.000 A.C. na Ásia. A uva Rubi é a variação rosada da Itália é normalmente tem um maior consumo durante as festas de Ano Novo, por ser associada à sorte e prosperidade.

Independente do tipo de uva é difícil uma pessoa que não goste dessa fruta, e além de ser saborosa é nutritiva e traz muitos benefícios a saúde. Por exemplo:

  • Estimula as funções cardíacas;
  • Possui ação anticancerígena;
  • Impede a formação de coágulos sanguíneos;
  • Ajuda a ativar os rins, evitando a retenção de líquidos;
  • Controla a pressão arterial;
  • É um anti-inflamatório natural, por ter quercetina na sua composição;
  • Hidrata e sacia com poucas calorias.

Atualmente, é produzido dezenas de variedades de uva em nosso país, em sua maioria para a produção de vinhos, sucos e geléias. Com cepas americanas e européias, sendo as americanas quase sempre para consumo ao natural e as européias para produção de vinhos e sucos.

No final do ano sempre existe as conversas sobre o uso das uvas passas nas receitas natalinas, há quem adore e quem odeie a adição da fruta nos pratos. Independente do gosto, de preferência para as uvas de casca escura que possuem mais antioxidantes agregando mais benefícios à sua saúde. Se você é do time que gosta da uva nas receitas, aproveite para acrescentar ela às suas saladas de folhas, pois irá acrescentar frescor e deixar a salada mais bonita. Fazer suco com as uvas pode te auxiliar na perda de peso, pois um copo de 200 mL tem apenas 68 calorias se você usar 1 xícara de uvas escuras, batidas com 1 copo de água, gengibre a gosto e gelo. É só bater e se deliciar sem culpa.

Em São Roque existe um projeto de cultivo de uva orgânica conduzidos na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD AE) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO), e o Instituto Federal de São Paulo, Campus São Roque (IFSP/SRQ) com a Prefeitura da Estância Turística de São Roque, para que seja disponibilizado o conhecimento e tecnologia para que os agricultores possam produzir suco de uva e vinho orgânicos de qualidade. E tem sido positiva a parceria entre o setor privado e público nesta pesquisa científica que está transformando o sonho em realidade.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Melo, G.W.B. ET.AL.”Produção Orgânica de Uva para Mesa” Embrapa Uva e Vinho, 2015. E HTTPS://www.odemocrata.com.br/cultivo-de-uva-organica-sonho-ou-realidade por Sebastião Wilson Tivelli.

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