Vacinas estão em falta em Araçariguama

O Ministério da Saúde – MS, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis (DEIDT), encaminhou as regionais de saúde dos estados, que por sua vez repassou aos municípios, uma nota informativa que dispõe sobre a situação atual de distribuição de imunobiológicos.

A vacina BCG está sendo enviada parcialmente. Segundo o MS, lotes da vacina do laboratório Fundação Ataulpho de Paiva – FAP aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS. Estão em desabastecimento as vacinas pentavalente, difteria, tétano e pertussis.

Com isso, a Prefeitura de Araçariguama, através do Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que algumas vacinas estão em falta nas unidades de saúdes do município, dentre elas a BCG, Pentavalente e DTP, sem data prevista para o reabastecimento. Vale ressaltar que a compra das vacinas não é de responsabilidade do município de Araçariguama, e sim pelo Ministério da Saúde.