Vença a timidez: sua vida muda quando você começa a agir


Uma pesquisa americana, publicada pela Universidade Cristã do Texas, concluiu que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer. Embora essa conclusão pareça um pouco “exagerada”, não é. Muitas pessoas se escondem das oportunidades e acabam colocando a timidez acima da realização de qualquer projeto.

“Todos nós temos um grande potencial escondido e só basta querer mudar e lutar pra isso, que com certeza veremos a mudança”, relata Jaqueline Camargo Abreu, uma das participantes da palestra de Roque Gonçalves, realizada na última semana. “Não dá pra acreditar que o Roque era tímido e hoje se comunica tão bem com o público”, completa.

E sim, o mentor em Networking também precisou vencer a timidez, o medo de falar em público e se expor diante das pessoas. “Desde pequeno sempre fui muito tímido, muito mesmo. Mas fui crescendo e percebendo que as pessoas que se destacavam eram as que iam à frente, não tinham medo de errar, faziam leitura nas missas e participavam de teatros. Foi então que iniciei um enfrentamento pessoal buscando fazer exatamente o que eu mais tinha medo: me expor”, conta Gonçalves.

A timidez é uma caraterística muito comum, mas existe uma maneira para vencê-la. “Superar esse medo não é um mistério. Descobri nesse processo que o grande segredo pra vencer a timidez era a ação. E é isso, a timidez morre de medo da ação. O primeiro passo é começar a falar bom dia para as pessoas, puxar papo nas filas onde estiver. Se exponha. O máximo que vai acontecer é você fazer uma nova amizade ou conhecer uma boa história”, frisa.

Para Stefanye Cristine e Júlia Abreu, as orientações recebidas na palestras as motivaram a encarar essa dificuldade de uma maneira diferente. “Me incentivou muito a correr mais atrás do que eu quero e a me libertar da vergonha que tenho de falar em público. Essa experiência me mostrou como interagir melhor com as pessoas ao meu redor e a me comunicar com elas mais facilmente”, disse Stefanye. “Aprendi a estar bem comigo mesma, sem ligar pra opinião dos outros. Me motivou a vencer meus medos, como falar em público, por exemplo”, completa Júlia.

“Para estar à frente e em posição de destaque, esqueça a timidez. Errar faz parte e não deve ser vergonha para ninguém, pois é tentando e errando que se aprende. Sua vida muda quando você começa a agir. Enfrente-se!”, finaliza o especialista.
Roque Gonçalves é palestrante e treinador, especialista em Networking. Formado em Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz pelo Grupo Master Mind; Professional Coaching Practitioner pela Abracoaching, possui experiência de mais de 5 anos em Network Marketing, ministrando treinamentos e palestras motivacionais para o mais diversos grupos de pessoas.