A cidade de Mairinque enfrentou momentos de intensa turbulência na última sexta-feira, dia 3 de novembro, quando um vendaval com ventos superiores a 100km/h atingiu a região. Os estragos resultantes dessa tempestade não passaram distantes dos prédios de escolas públicas.
Em resposta às consequências do fenômeno atmosférico, a Prefeitura de Mairinque decidiu pela suspensão das aulas na rede municipal, programada para esta segunda-feira, 6 de novembro. O comunicado oficial da prefeitura afirma que equipes compostas por funcionários do Departamento de Educação e empresas terceirizadas, responsáveis pela limpeza e merenda, trabalharão arduamente para avaliar e resolver os problemas pontuais que afetam cada escola.
A extensão da suspensão das aulas dependerá da complexidade dos reparos necessários, podendo perdurar por mais dias, à medida que a cidade se esforça para se recuperar dos danos causados pelo vendaval.
Além de Mairinque, São Roque também não escapou dos estragos causados pelo fenômeno atmosférico. Duas escolas, a CMEI Benedita Silveira, localizada na Vila Nova, e a EMEIF Rutte Rodrigues, no bairro Mirim, tiveram seus telhados destruídos, resultando na suspensão das aulas em ambas as instituições.