A ação integra a Campanha “Julho Amarelo”, de luta contra as Hepatites Virais.
No próximo dia 21 será promovida ação na praça da Matriz, a partir das 10 horas, com a montagem de um stand para realização dos testes e orientação à população sobre as formas de prevenção e tratamento da doença.
Durante todo o ano, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza as vacinas contra as hepatites A e B, conforme cronograma vacinal. Para a C não existe vacina, mas há tratamento.
“A Campanha é muito importante porque a doença é silenciosa e perigosa. E só é detectada pelo exame, ou já em fase avançada”, comenta a chefe de Divisão das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Daniela Groke.
Hepatites C
A Hepatite C pode ser transmitida pelo contato com sangue, relação sexual desprotegida, utensílios de manicure/pedicure, ferramentas para fazer tatuagens e colocar piercings ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas.
De acordo com o Ministério da Saúde, milhões de pessoas são afetadas pelo vírus C e não têm conhecimento. Com isso, há a possibilidade de a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado.