Você conhece as Propriedades das BANANAS?

Entre todas as frutas, a banana é uma das mais consumidas e difundidas em todo mundo. Ao lado do arroz, trigo e milho, ela é um dos produtos alimentares mais produzidos. Originária do sudeste da Ásia e símbolo dos países tropicais, a banana se adaptou muito bem a vários tipos de solos e climas, passando a ser cultivada em cerca de 130 países. E mesmo sendo nativas do sudeste da Ásia, elas são cultivadas no mundo inteiro, e podem ser encontradas em diversos tamanhos, cores e formas, sendo a mais comum a banana amarela ou a Nanica. Uma banana média (118 gramas) contém:

Potássio: 9% da IDR (Ingestão Diária Recomendada); Vitamina B6: 33% do IDR; Vitamina C: 11% do IDR; Magnésio: 8% do IDR; Cobre: 10% do IDR; Manganês: 14% do IDR; Carboidratos líquidos: 24 gramas; Fibra: 3,1 gramas; Proteína: 1,3 gramas; Gordura: 0,4 gramas.

A banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce. Contém grandes quantidades de açúcares: sacarose, frutose e glicose. Além disso, a fruta é rica em fibras, vitaminas A, cálcio, fósforo e ferro. Devido ao fato de concentrar carboidratos, muitos atletas recorrem à banana após a prática de algum exercício físico, o que faz com que a fruta seja conhecida também como uma ótima fonte de energia muscular. Além de não conter colesterol e possuir propriedades tranquilizantes, é recomendada nos casos de problemas gástricos e com o fim de promover o bom funcionamento dos rins.

O amido resistente da banana não é digerido no estômago, e chega no intestino em sua forma integral, servindo de alimento para os micro-organismos benéficos da flora intestinal, também conhecidos como probióticos. As bananas verdes são as mais ricas em amido resistente e pectina. Essas fibras diminuem o apetite e proporcionam sensação de saciedade. As bananas não são apenas saudáveis, são um dos alimentos mais fáceis de ser adicionado à dieta. Podem ser um ótimo complemento ao café da manhã. Você pode até usá-las no lugar do açúcar, se estiverem bem maduras. Outro benefício é que as bananas raramente contêm pesticidas devido à sua espessa camada protetora. E pode ser consumida in natura, além de ser empregada na fabricação de pratos, tortas, doces, sorvetes, vitaminas, farofas e etc. A fruta é consumida em larga escala nos Estados Unidos e Europa. A Índia é a maior produtora de bananas do mundo, seguida pelo Brasil, China, Equador, Filipinas, Indonésia, Costa Rica e México.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Salomão, LCC; Siqueira DL. “Cultivo da Bananeira”. Editora UFV, 2015.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque