As escolas municipais de Mairinque organizaram o Projeto de Sessões Simultâneas de Leitura, com o intuito de incentivar a prática da leitura com os alunos. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura e é direcionada às turmas da educação Infantil e Fundamental I.
Durante as atividades, os professores selecionaram uma história ou conto infantojuvenil, fazendo assim a leitura da obra em uma sala ou no pátio da escola para os alunos, que puderam interagir e comentar sobre as crônicas. Os estudantes tiveram a liberdade de escolher, inclusive, quais histórias iriam acompanhar.
De acordo com a assistente técnica pedagógica, prof.ª Cidinha Custódio, a Leitura Simultânea estimula os estudantes a criarem argumentos e opiniões sobre aquilo que é apresentado. “Estamos valorizando nossas crianças, apresentando a elas o que de melhor temos enquanto literatura, ampliando assim o seu repertório e o gosto pela leitura. A criança chega em casa, conta aos pais sobre as histórias que ouviu e nesse processo vai criando um senso crítico e de opinião”.
“Os livros competem com celulares, videogames e até mesmo com a televisão pela atenção das crianças. Com esse acesso facilitado a um mundo de descobertas e informações que a internet proporciona, fica difícil conquistar a atenção dos alunos com letras e figuras impressas no papel, por isso, é papel de nós, professores, estimularmos o hábito da leitura, apresentando bons exemplos do que é possível encontrar em um livro”, reforça a secretária de Educação, professora Rita Benatti.