Chuvas intensas causam alagamentos, deslizamentos e interdições no Rio e Região Serrana – O Democrata

A manhã deste sábado (5) foi marcada por fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, provocando alagamentos, deslizamentos e interdições em vias importantes. A Defesa Civil acionou sirenes em três comunidades da Zona Norte — Formiga, Borel e Morro do Andaraí — após o registro de acumulados superiores a 100 mm em diversas regiões da capital. Pontos de apoio foram abertos para acolher moradores em áreas de risco.

No Morro do Andaraí, um deslizamento de terra atingiu uma residência durante a madrugada, mas não houve vítimas. A estação Tijuca/Muda registrou 141,6 mm de chuva nas últimas 24 horas, enquanto outros bairros, como Ilha do Governador e Anchieta, também enfrentaram pancadas moderadas.

Na Baixada Fluminense, novos bolsões d’água surgiram na BR-040, em Duque de Caxias, forçando o fechamento preventivo da subida da Serra de Petrópolis, no sentido Juiz de Fora, por razões de segurança.

Já na Região Serrana, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de continuidade das chuvas, com previsão de mais de 100 mm em 24 horas.

No Sul Fluminense, Angra dos Reis enfrentou um dos piores cenários, com 270 mm de chuva acumulada em 48 horas e mais de 100 pessoas desalojadas. A Rodovia Rio-Santos teve trechos interditados entre os kms 428 e 542, afetando o tráfego nas regiões de Angra, Paraty e Mangaratiba. As interdições devem durar pelo menos até o meio-dia deste sábado.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.