A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos neste sábado (19), às 15h50, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). As chuvas atingiram fortemente bairros da zona sul, como Ipiranga, Jabaquara e Cidade Ademar, e se estenderam para todas as regiões da capital, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros.
A mudança no tempo foi provocada pela chegada de uma frente fria, que deve se deslocar nos próximos dias em direção ao oceano, intensificando as chuvas na faixa litorânea do estado de São Paulo, abrangendo também a Região Metropolitana (RMSP).
O volume de chuva em abril já surpreende: foram registrados 108,2 mm até agora, número 66% acima da média histórica do mês. As consequências já são visíveis não só na capital, mas também em cidades do ABC Paulista e da Grande São Paulo. Em Campo Limpo Paulista, por exemplo, um deslizamento de terra derrubou um muro, sem registro de vítimas até o momento.

A previsão para este domingo (20) indica queda nas temperaturas com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, embora sem indicativo de frio intenso.