Greenwald denuncia ‘superpoderes’ de Moraes e clima de medo no Brasil – O Democrata

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado ouviu, nesta quarta-feira (30), o jornalista Glenn Greenwald sobre áudios que indicariam o uso da Assessoria Especial do TSE pelo ministro Alexandre de Moraes para investigações informais durante o Inquérito das Fake News. Segundo Greenwald, Moraes teria encomendado relatórios e solicitado investigações para fins pessoais, ocultando sua origem no Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Reprodução/Geraldo Magela/Agência Senado

Greenwald afirmou que Moraes continuaria exercendo poderes atribuídos às eleições de 2022, estendendo sua atuação de censura além do período eleitoral. O jornalista relatou que diversas fontes jurídicas temem criticá-lo publicamente, temendo represálias. “Esse poder deveria ter terminado um dia após a eleição de 2022, mas segue até hoje”, afirmou.

O jornalista português Sérgio Tavares também foi ouvido, após divulgar vídeo em abril no qual Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, manifesta temor por sua segurança e cogita deixar o país. A gravação teria sido feita por Oswaldo Eustáquio Filho, investigado por envolvimento na tentativa de golpe de janeiro de 2023.

Senadores criticaram a ausência de Moraes e seus auxiliares na audiência. Flávio Bolsonaro e Eduardo Girão questionaram a imparcialidade do ministro no inquérito das Fake News, comparando sua atuação à de Sergio Moro na Lava Jato, declarada parcial pelo STF.

O senador Rogério Marinho informou ter pedido investigação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre as alegações, mas o processo foi arquivado. Já a senadora Damares Alves denunciou demora no despacho de requerimentos pela presidência do TSE.

Os parlamentares também questionaram o bloqueio de contas e redes sociais de opositores e a restrição de visitas a presos pelos atos de 8 de janeiro. Alguns senadores defendem que o Senado atue como contraponto ao STF, incluindo possibilidade de impeachment.

Com informações da Agência Senado.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.