Durante a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor uma tarifa adicional de 10% sobre produtos de países que “se alinharem às políticas antiamericanas” do bloco. A declaração foi feita neste domingo (6) em sua rede Truth Social, sem detalhar quais seriam essas políticas ou quais nações seriam alvo da medida. Ele afirmou que “não haverá exceções” à nova diretriz comercial.
O anúncio ocorre em meio à divulgação da “Declaração do Rio de Janeiro”, em que os países membros do Brics — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de novos integrantes como Irã, Arábia Saudita e Egito — defenderam o fortalecimento do sistema multilateral de comércio, com críticas a medidas unilaterais que, segundo o grupo, distorcem o mercado global e vão contra as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Países como China, Rússia e África do Sul reagiram às declarações de Trump. Pequim condenou o uso de tarifas como ferramenta de coerção; Moscou reforçou que o Brics “não é dirigido contra terceiros”; e a África do Sul destacou que o bloco busca uma ordem global mais equilibrada e representativa.
A declaração conjunta dos líderes também incluiu temas como segurança internacional, conflitos no Oriente Médio e apoio à criação de um Estado Palestino com base nas fronteiras de 1967.
Com informações do g1 e Agência Brasil.