Dia Mundial Sem Carro: dicas para reduzir a poluição no trânsito – O Democrata

O Dia Mundial Sem Carro (22/9) é um convite para repensar a relação entre veículos e meio ambiente. O uso diário do automóvel tem impacto direto na qualidade do ar, já que toneladas de monóxido de carbono são liberadas pelos escapamentos. Com o aumento constante da frota de veículos, cada motorista pode adotar medidas para diminuir os efeitos da poluição.

Alternativas para reduzir o impacto ambiental

  • Uso do transporte público: substituir o carro pelo transporte coletivo em alguns dias da semana já faz diferença. Essa prática pode ser incorporada em rotinas como o dia de rodízio.
  • Manutenção em dia: veículos bem cuidados consomem menos combustível e poluem menos. Troca de óleo no prazo certo, combustível de qualidade e sistemas de alimentação revisados são fundamentais.
  • Evitar horários de pico: além de economizar tempo, reduzir o tempo do carro parado no trânsito diminui a emissão de poluentes.
  • Uso de bicicletas em trajetos curtos: uma opção prática, econômica e saudável. Aplicativos de aluguel de bikes facilitam essa escolha em grandes cidades.
  • Planejar a compra de um carro híbrido ou elétrico: mesmo com custo elevado, incluir essa opção em planos futuros é uma forma de reduzir emissões sem abrir mão do conforto do carro próprio.
  • Pneus verdes: pneus de baixa resistência ao rolamento ajudam a economizar combustível e duram mais, reduzindo o impacto ambiental.

Consciência e responsabilidade

Cada pequena ação contribui para a melhora da mobilidade urbana e da qualidade do ar. O Dia Mundial Sem Carro é um lembrete de que alternativas existem e que escolhas conscientes no dia a dia podem gerar benefícios coletivos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.