A primeira segunda-feira de 2026 (5/1) marca uma mudança relevante no padrão climático em parte do Brasil com o avanço de uma frente fria. A chegada da primeira massa de ar polar do ano ao litoral das regiões Sul e Sudeste provoca queda nas temperaturas e alívio temporário do calor registrado nas últimas semanas.
Segundo a Climatempo, embora o ar frio não seja intenso, ele é suficiente para reduzir o abafamento e favorecer a organização de áreas de instabilidade. A frente fria também contribui para a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mantendo o padrão de chuvas em diversas regiões.
No Sul, a queda de temperatura é mais acentuada, com mínimas abaixo dos 10°C em áreas da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense. No Sudeste, o refresco é mais perceptível no leste de São Paulo, enquanto no Rio de Janeiro a mudança é mais discreta. O Centro-Oeste segue sob alerta para chuvas fortes e tempestades ao longo da primeira semana do ano, e o Norte e o Nordeste mantêm o padrão de calor com pancadas de chuva irregulares.

