Queda da vacinação nos EUA reacende alerta global para sarampo e outras doenças preveníveis – O Democrata

A saúde pública global enfrenta um novo desafio com a queda nas taxas de vacinação nos Estados Unidos, cenário que tem contribuído para o ressurgimento de doenças preveníveis, como o sarampo, e gerado preocupação entre especialistas e organizações internacionais.

A Global Virus Network (GVN) emitiu um alerta sobre o aumento contínuo dos casos de sarampo nos EUA e em diversos países. Em 2025, os Estados Unidos registraram mais de 2.242 casos em 45 estados, com hospitalizações e três mortes confirmadas. A maioria dos infectados não estava vacinada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos globais de sarampo aumentaram mais de 20% em 2024, resultado direto de falhas na cobertura vacinal.

Paralelamente, o governo dos EUA retirou do calendário infantil oficial seis imunizantes: influenza, hepatites A e B, meningococo, rotavírus e vírus sincicial respiratório (VSR). Apesar disso, a Academia Americana de Pediatria (AAP) manteve a recomendação dessas vacinas.

No Brasil, embora o país tenha recuperado em 2024 o status de livre do sarampo, a cobertura vacinal segue abaixo da meta de 95%, conforme dados preliminares do Ministério da Saúde. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) também apontou mais de 12.500 casos nas Américas em 2025, com aumento expressivo em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o Brasil avançou na incorporação da vacina/anticorpo contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e alcançou, em 2024, 95,80% de cobertura para a primeira dose da tríplice viral e 80,43% para a segunda dose.

A GVN reforça que a vacinação, o fortalecimento da vigilância epidemiológica e o combate à desinformação são medidas essenciais para conter novos surtos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.