O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (26). Durante a ligação, Lula sugeriu a inclusão da Palestina no Conselho da Paz, órgão idealizado por Trump, e defendeu que o colegiado trate exclusivamente das questões relacionadas à Faixa de Gaza.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula também reforçou a necessidade de uma reforma ampla na Organização das Nações Unidas (ONU), com ampliação do número de membros permanentes do Conselho de Segurança.
Os dois líderes discutiram ainda a situação da Venezuela, destacando a importância da manutenção da paz no continente, além de propostas para ampliar a cooperação bilateral no combate ao crime organizado, especialmente em ações contra lavagem de dinheiro, tráfico de armas e congelamento de ativos criminosos.
Na área econômica, Lula e Trump avaliaram positivamente o fortalecimento das relações entre Brasil e Estados Unidos, destacando o impacto positivo do levantamento de parte das tarifas aplicadas a produtos brasileiros.
Por fim, ficou acertada uma visita de Lula aos Estados Unidos, ainda sem data definida, prevista para ocorrer após suas viagens à Índia e à Coreia do Sul.
Com informações da Agência Brasil.

