A força dos loteamentos no interior: famílias deixam as capitais em busca de espaço, segurança e qualidade de vida – O Democrata

Cidades como Sorocaba se destacam com empreendimentos planejados e valorização imobiliária impulsionada por novos estilos de vida

As grandes capitais brasileiras vêm perdendo moradores para cidades médias do interior, em um movimento que ganhou força após a pandemia. O trabalho remoto mostrou que é possível viver longe dos centros urbanos e, com isso, famílias passaram a buscar mais espaço, segurança e contato com a natureza.

Foto: Divulgação

Sorocaba-SP é um dos principais exemplos dessa transformação. Segundo o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis do Estado de São Paulo), o mercado imobiliário local cresceu 6% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. O Índice de Demanda Imobiliária (IDI) Brasil, divulgado em agosto de 2025, também coloca a cidade entre as cinco mais atrativas do País para investimentos residenciais, superando algumas capitais.


Residencial Saint Patrick: loteamento de alto padrão em meio à natureza

Um dos empreendimentos que traduzem esse novo cenário é o Residencial Saint Patrick, da Guarda Empreendimentos, localizado no km 108 da Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba.

Com terrenos a partir de 1.000 m² e mais de 200 mil m² de área verde preservada, o loteamento foi projetado para oferecer infraestrutura completa e integração com o meio ambiente.

“Hoje, quem busca um loteamento não quer apenas um endereço, mas um estilo de vida”, afirma a Guarda Empreendimentos. “O Saint Patrick foi pensado para famílias que valorizam atividades ao ar livre, o contato com a natureza e o conforto de estar próximo à cidade, mas com o silêncio e a segurança que a localização e estrutura do empreendimento podem proporcionar.”

O residencial conta com portarias com controle de acesso e segurança 24 horas, cabeamento subterrâneo, rede própria de fibra óptica e estrutura de lazer com 12 itens, incluindo lagos, bosques, academias, trilhas, quadras e espaços de convivência.


Urbanismo sustentável e inovação ambiental

O Saint Patrick é referência em urbanismo sustentável. O projeto preserva mais de 50% de área verde além do exigido pelas normas ambientais, com o plantio de espécies nativas como ipês, pau-ferro, pau-brasil, palmeiras-das-canárias e árvores frutíferas.

Entre as soluções ambientais, destacam-se as duas passagens subterrâneas para pequenos animais, que conectam fragmentos de mata e formam um corredor de biodiversidade. Segundo a empresa, essa iniciativa protege espécies nativas e contribui para o equilíbrio ecológico.

O loteamento também possui um sistema de reuso da água dos lagos, com economia estimada em 33 milhões de litros por ano, o que representa cerca de R$ 500 mil em redução de custos anuais, revertidos em melhorias para os moradores.


Expansão regional: Jardim São Lucas e Jardim Terra Bella

Além de Sorocaba, a Guarda Empreendimentos desenvolve dois projetos em Salto de Pirapora-SP: o Jardim São Lucas e o Jardim Terra Bella.

O Jardim São Lucas, no km 117 da Rodovia João Leme dos Santos, possui lotes a partir de 250 m² e localização estratégica, próximo à região nobre de Sorocaba e a 10 minutos do Shopping Iguatemi Esplanada.

Já o Jardim Terra Bella oferece terrenos a partir de 175 m², 7.800 m² de áreas de lazer e 127.000 m² de reserva ambiental.

Os dois empreendimentos contam com condições facilitadas de compra, com financiamento direto com o empreendedor em até 120 vezes. Ambos já estão regularizados e liberados para construção.


Informações e contatos

Mais detalhes sobre os empreendimentos estão disponíveis nos perfis oficiais:
📱 @residencialsaintpatrick
📱 @jardimterrabella
📱 @jardimsaolucas
📱 @guardaempreendimentos
📞 (15) 98109-0055

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.