A Revolução Constitucionalista de 1932 nas páginas do Jornal O Democrata | O Democrata

Sábado, 9 de Julho feriado estadual que marca o início da Revolução Constitucionalista de 1932. O Arquivo Vivo resgata algumas publicações do Jornal O Democrata deste período que demonstra como foi o envolvimento de São Roque há 90 anos no maior movimento paulista em um confronto armado contra o governo do presidente Getúlio Vargas que chegou ao poder na Revolução de 1930.

São apenas alguns registros porque felizmente o arquivo é muito vasto. Em três meses de confronto, o Democrata dedicou todas as primeiras páginas à revolução com o noticiário que prosseguia nas páginas internas.

Dezenas de jovens de São Roque serviram como voluntários e a cidade participou ativamente das campanhas da doação de ouro, dinheiro e alimentos e apoio às famílias dos combatentes.

Como o próprio nome indica, a principal bandeira era a criação de uma nova constituição, assunto que Getúlio evitava. O Congresso Nacional, as assembleias legislativas e câmara municipais também foram fechadas pelo presidente.

O movimento ganhou força em 23 de maio quando os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo foram mortos durante manifestação na Praça da República dando origem ao MMDC. Uma quinta vítima, Alvarenga ficou gravemente ferida e faleceu em 12 de agosto de 1932 quando a sigla já tinha sido criada.

A Revolução de 32 terminou em 1º de outubro com a rendição dos paulistas. Apesar da derrota nas trincheiras, São Paulo ganhou politicamente. Houve eleição para a Assembleia Constituinte e nova Constituição foi promulgada em 1934.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados