Açafrão com Mel: uma mistura perfeita | O Democrata

Os benefícios do uso do açafrão junto com o mel são potencializados, pois, as propriedades medicinais de ambos são semelhantes, auxiliando nosso organismo, por terem ação anti-inflamatório, antioxidante, desintoxicante e fortalecem o sistema imunológico.

Elaborado a partir do néctar das plantas, o mel carrega inúmeras propriedades medicinais, nutricionais e cosméticas. Esse rico alimento possui ações antimicrobianas, probióticas, antioxidantes e energéticas, além de vitaminas e minerais. As propriedades que encontramos no mel podem variar conforme o clima, condições do solo e espécies de abelha e floradas existentes na região onde é produzido.

Nosso intestino possui bactérias naturais benéficas para seu funcionamento correto e, manter o equilíbrio do que chamamos de microbiota intestinal ou flora intestinal, é importante para evitar constipações e desconfortos. O mel pode ser um importante aliado neste funcionamento intestinal, controlando os níveis de microrganismos e auxiliando no bom funcionamento do corpo.

Na alimentação, o mel pode ser utilizado diariamente como uma substituição saudável ao açúcar refinado na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, iogurtes, sucos e até mesmo em receitas com carnes. É também uma ótima opção de fonte de energia para a prática de esportes, podendo assim ser consumido até mesmo puro em pré e pós treinos.

Na culinária brasileira, a cúrcuma ou açafrão, tem feito parte de grande parte dos pratos vegetarianos e veganos, na cozinha tradicional seu uso ainda não é tão comum. Pode ser usada ralada ou seca em forma de pó, em geral, os pratos ficam com cor amarelo vivo, e é comum ser acrescentada em pastas de curry, em picles, chutneys, arroz, legumes e carnes brancas. Além dos rizomas, suas folhas podem ser usadas na preparação de chás e as flores são comestíveis, além de serem usadas na ornamentação de vasos e ambientes, pois deixa o local onde é colocada com um perfume almiscarado.

Como todo alimento se seu organismo for sensível a curcumina você poderá observar efeitos colaterais em seu uso continuado como: boca seca, tonturas, náusea, dor de cabeça, entre outros. Porém, existem muitos benefícios em seu uso como: auxilia na diminuição da depressão, atenua períodos dolorosos e TPM, protege o cérebro aumentando os níveis de dopamina e noradrenalina e reduzindo inflamações, o coração aumentando sua capacidade de bombeamento e o fígado com a quebra de gordura.

Uma das muitas maneiras de degustar essa combinação é através de um chá:

Ferva meio litro de água, desligue e acrescente 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de açafrão em pó e uma pitada de pimenta do reino.

Você pode beber esse chá de manhã em jejum, ou após as refeições, para melhorar a digestão.

Observação: esse chá não deve ser ingerido por gestantes, lactantes, pessoas com pedra na vesícula ou por quem esteja tomando medicamentos anticoagulantes.

Para auxiliar nos sintomas de gripes e resfriados você pode fazer um xarope de mel com açafrão. Em um pote coloque 100grs de mel e 15 gramas de açafrão em pó, misture bem e tome meia colher de chá até 3 vezes ao dia. Se o sabor ficar muito forte, dilua o xarope em um pouco de água morna.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Filho, ABC, ET. AL.” Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais.” Scielo, Brasil, 2000; Mota, D.D.G. et al. “Produção e Qualidade do Mel”. UFS. 2019.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados