Agricultura Familiar e o aproveitamento dos alimentos | O Democrata

A agricultura familiar no Brasil é a principal produtora dos alimentos que vão para mesa dos brasileiros. Nesse tipo de manejo do solo é produzido alimentos variados, com respeito ao solo e ao ecossistema, e é feito por agricultores que tem a terra como sua principal fonte de sustento. A agricultura familiar geralmente faz o rodízio de plantio na terra. Essa dinâmica a mantém mais fértil de diminui a necessidade do uso de agrotóxicos.

Utilizar mais pesticidas naturais e menos produtos químicos que contaminam o solo, ar e água para o controle de pragas, se torna um ciclo benéfico para o ecossistema local. Reaproveitamento de materiais, como por exemplo, criando sistemas que utilizem a água das chuvas para irrigação.

A produção agrícola de origem familiar é de grande importância para a promoção da segurança alimentar e nutricional, devido a diversificação agrícola, que garante uma parcela significativa de produção de alimentos que fazem parte alimentação dos brasileiros e circula nos mercados locais. Por isso é tão importante consumir alimentos produzidos localmente sempre que possível.

Saber utilizar partes de itens que seriam jogados fora, como sementes, folhas e cascas, eleva o valor nutritivo das refeições, contribui para o meio ambiente e ainda é benéfico para as finanças pessoais. Mudanças simples, que podem ser feitas por qualquer pessoa, já contribuem para o melhor aproveitamento dos alimentos. Além da elaboração do cardápio, é possível aproveitar os alimentos integralmente ao montar uma compostagem caseira para que os resíduos dos alimentos sejam utilizados como adubo para as plantas ou horta doméstica.

Outro motivo pelo qual precisamos olhar para o aproveitamento integral dos alimentos de uma forma diferente é a sustentabilidade social e ambiental. Os hábitos alimentares da população mundial refletem a sua relação com a sociedade e o meio ambiente, podemos observar isso pela quantidade de alimentos que são desperdiçados todos os anos, e pelo número exorbitante de pessoas que passam fome no mundo. É importante pensar que para a produção de cada alimento é gasto uma grande quantidade de água, um dos recursos naturais mais importantes para a vida na Terra. Portanto, desperdiçar alimentos também impacta no desperdício de água, de outros recursos e energia.

A banana é um dos alimentos produzidos na agricultura familiar que pode ser integralmente aproveitada. Fonte de diversas vitaminas, minerais, carboidratos e polifenóis, a banana pode apresentar variação nas concentrações dos seus constituintes de acordo com o seu estágio de maturação. Seu consumo ocorre normalmente quando o fruto se encontra maduro, porém a banana verde também tem sido bastante explorada para a obtenção de sua biomassa. A fruta conta com diferentes variedades com sabores, texturas e propriedades nutricionais particulares. Entre elas, destacam-se a prata, a nanica, a maçã, a da terra e a ouro. A banana prata, por exemplo, é uma ótima opção para ser consumida entre as refeições ou até mesmo no café da manhã, uma vez que possui 98 calorias e 2 gramas de fibra a cada 100 gramas. Ela oferece saciedade e energia para você realizar as suas atividades diárias, podendo ser consumida ao natural ou como ingrediente de uma preparação culinária.

Ao pensarem na banana, muitos se lembram do potássio, um mineral encontrado em grande quantidade na fruta. No entanto, ela também é uma boa fonte de magnésio, fósforo e vitamina A. Além disso, é importante lembrar que não é só a sua polpa que pode ser consumida. A sua casca também tem a possibilidade de ser aproveitada em diversas receitas, como as de bolos, para aumentar o teor de fibras no preparo. Outra curiosidade é que ela apresenta aproximadamente 3 vezes a quantidade de vitamina C e 2 vezes a quantia de potássio da polpa.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Produtora Rural e Escritora

Fonte: https://cointer.institutoidv.org/inscricao/pdvagro/uploadsAnais2020/Aproveitamento-integral-da-banana-.pdf

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.