AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

Selecionadas 24 cooperativas da Região Nordeste para participar do Programa Brasil Mais Cooperativo

 Em 02 de dezembro de 1969 foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com o objetivo de representar e defender os interesses do cooperativismo brasileiro 

COOPERATIVO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), divulgou a lista das cooperativas selecionadas no edital de Intercooperação do Programa Brasil Mais Cooperativo. Foram selecionadas 24 cooperativas da Região Nordeste para participarem de atividades e de uma consultoria especializada para alavancarem seus negócios. 

FEIJÃO

A Embrapa obteve a primeira variedade brasileira de feijão carioca resistente ao crestamento bacteriano aureolado (Pseudomonas syringae pv. phaseolicola). Trata-se de uma doença ainda não registrada no país, mas amplamente difundida pelo mundo e presente em países vizinhos como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. A variedade foi desenvolvida por meio de melhoramento genético preventivo. 
ARROZ

Foram publicadas no Diário Oficial da União as portarias de Nº 374 a 398, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para o cultivo do arroz tropical irrigado por inundação, que foi atualizado e traz como novidade a possibilidade estimar a produtividade do cereal em diferentes regiões do Brasil. 
BR DO MAR

A Câmara dos Deputados aprovou, dia (7), o texto-base do projeto que cria a BR do Mar, um incentivo ao transporte por vias marítimas ou vias navegáveis interiores de cargas entre portos brasileiros, mais conhecido como cabotagem. Aprovada por 324 votos a favor e 114 contra, a proposta libera progressivamente o uso de navios estrangeiros no país sem a obrigação de contratar a construção de unidades em estaleiros locais.
PARANÁ

O faturamento do Sistema Ocepar, organização que reúne as principais cooperativas do Paraná, chegou a R$ 110 bilhões em 2020. O dado foi revelado, durante o 4º Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses. Para se ter uma ideia, o volume de recursos é mais do que o dobro do orçamento público do governo do estado para o ano que vem (R$ 51.6 bilhões). 
RECORDE

O 3º Levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mantém a tendência de crescimento no que se refere à área plantada e à produção no comparativo com a safra passada. A perspectiva continua sendo de novo recorde, mas houve diminuição frente ao estimado em novembro.
INCLUÍDOS

O abacaxi produzido no Rio de Janeiro é o mais novo integrante da lista dos sete produtos agrícolas com direito a bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) deste mês. O clima quente típico deste período na região acarretou no amadurecimento simultâneo do produto em muitas áreas produtoras, o que levou à maior oferta e queda nos preços.
NOVO PRESIDENTE

O Conselho da Administração da Companhia Nacional de Abastecimento (Consad) elegeu o administrador José Samuel de Miranda Melo Júnior para a diretoria-executiva. Ele substituirá o engenheiro agrônomo Guilherme Soria Bastos Filho, que presidia a Conab desde fevereiro passado. Bastos integrava a diretoria-executiva da Conab desde 2019. 
PRÊMIO

A pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, ao lado do cientista chinês Li Jiagyang, é vencedora do prêmio científico TWAS-Lenovo, criado em 2013 pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences- TWAS) e a Lenovo, empresa chinesa líder mundial em tecnologia. 
TRIGO

A Abitrigo, em parceria com o Trigo Argentino, promoveu, a 15ª edição do Giro do Trigo Abitrigo & Trigo Argentino, que por conta da pandemia, foi promovida de forma online. Foram apresentadas as condições da Safra Argentina 20/21 em Córdoba, Santa Fé, Rosário, Entre Rios, Bahia Blanca e Buenos Aires.
MINISTRA

O Agrocenário 2021, evento organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e pela Corteva, contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A ministra disse: “… é claro que o mundo depois da Covid-19 será um outro mundo. A Europa já vem com demandas especiais porque o seu consumidor quer a rastreabilidade, a sanidade. É uma coisa importantíssima na qual o Brasil tem uma excelência, e nós temos que continuar a trabalhar porque o consumidor exige”, disse a ministra.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados