EMPREGOS. O setor agropecuário contribuiu com 22.702 vagas para o saldo de empregos formais gerados em junho, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia (25/7) pelo Ministério da Economia, que foi de 48.436 postos.
LÁTEOS. A China abriu mercado para os produtos lácteos brasileiros. Os chineses habilitaram 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos como leite em pó e queijos. Atualmente, há 1,2 milhão de pequenos produtores de leite no Brasil. “Fiquei muito feliz e gostaria de passar essa boa notícia para os produtores brasileiros, que estão vivendo um momento difícil, acabaram de perder R$ 0,30 no litro de leite, e agora vão poder ter a perspectiva”, disse a ministra.
RECLASSIFICAÇÃO. A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou, o novo marco regulatório para agrotóxicos, medida que atualiza e torna mais claros os critérios de avaliação e de classificação toxicológica dos produtos no Brasil. Também estabelece mudanças importantes na rotulagem, com a adoção do uso de informações, palavras de alerta e imagens (pictogramas) que facilitam a identificação de perigos à vida e à saúde humana.
DIA DO AGRICULTOR. Para comemorar o Dia do Agricultor, 28 de julho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), promove ações para fortalecer e capacitar o produtor rural. A atuação busca reorganizar as Câmaras Setoriais, bem como capacitar as cooperativas para aumentar a competitividade no setor.
DE TREM. Passeio de trem por propriedades rurais permite que o visitante colha frutas direto do pé. O trajeto, realizado por um trem, em São Miguel Arcanjo (cerca de 145 Km da capital), dura em torno de 40 minutos e faz com que o turista aprecie além da bela paisagem, as maravilhas oferecidas pelo agro paulista! Durante o passeio, são visitadas cinco propriedades de frutas típicas da região como nêspera, uva, decopon, lichia, ameixa, romã, pêssego, maracujá, caqui.
AZEITE. O portal agro de notícias Agrolink, noticiou que considerado o mais antigo e respeitado concurso de azeite do mundo, o L’Orciolo d’Oro, realizado em Pésaro, na Itália, escolheu o azeite gaúcho Olivas do Sul, como o melhor monovarietal (azeite obtido a partir de apenas uma variedade de azeitona) do Hemisfério Sul, na categoria frutado médio. Primeira competição nascida na Itália, o concurso reuniu três grupos em que as amostras de azeites são classificadas de acordo com a intensidade do fruto.
ECONOMIA. A atividade econômica da Argentina registrou o primeiro aumento anual em maio após mais de um ano: o Estimador de Atividade Mensal (Emae) subiu 0,2% no quinto mês do ano em relação a abril e 2,6% contra maio de 2018. O aumento ocorre após 12 meses, seguido por contrações na comparação inter-anual, que são adicionadas a abril do ano passado, quando a EMAE permaneceu exatamente a mesma que no mesmo mês de 2017.
PARAGUAI. O portal de notícias El Agro do Paraguai, publicou que O presidente do Grupo Marfrig para a América do Sul, Dr. Miguel Gularte, garantiu que “o Paraguai é um país muito atraente para fazer investimentos”, mas disse que “não temos isso no radar a curto prazo, não há movimento nesse sentido ”. Gularte disse que, para fazer investimentos, os números devem ser analisados corretamente, independentemente do valor que cada um coloca em seus ativos.
URUGUAI. Entre os dias 27 e 29 de agosto, será realizado no Uruguai o Simpósio Latino-Americano de Avaliação de Riscos em Segurança Alimentar, onde o problema atual será discutido e afetará o futuro da produção de alimentos. As conferências de especialistas nacionais e internacionais, principalmente de países europeus, têm três questões pela frente: avaliação de risco microbiológico, avaliação de risco químico e resistência antimicrobiana.
CASA BRANCA. Sete cientistas, engenheiros e donatários do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, foram homenageados na Casa Branca como ganhadores do Prêmio Presidencial de Carreira para Cientistas e Engenheiros (PECASE). O premio é a mais alta honraria concedida pelo governo dos Estados Unidos a destacados cientistas e engenheiros que estão iniciando suas carreiras de pesquisa e que mostram uma promessa excepcional de liderança em ciência e tecnologia.
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com.