Água: Nosso bem finito? – O Democrata

Em geral no Brasil, temos água no nosso dia a dia, sem maiores problemas, com exceção de algumas regiões em que a seca ainda persiste. A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada a água. A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em gelo (solidificação) quando está numa temperatura de zero grau Celsius. A água ferve quando atinge a temperatura de 100 graus Celsius (no nível do mar).

Cerca de três quartos da superfície do planeta Terra é coberto por água. Em função deste aspecto, nosso planeta, visto do espaço, assume uma cor azulada. Sem este líquido precioso o ser humano não teria se desenvolvido neste planeta. Basta dizer que o corpo do ser humano é quase totalmente formado por água. A água também é fundamental para a vida dos outros animais e plantas do nosso planeta.

E o que estamos fazendo para a preservação de nascentes, rios, aqüíferos?

Como nosso município trata essa questão? Você como cidadão tem se interado da mudança do zoneamento em áreas rurais? Participa do Plano Diretor da Cidade, para saber como são planejadas as áreas que contemplam os mananciais da cidade?

Imagine um local onde existem várias nascentes, com cobertura vegetal e que de repente recebe autorização para implantação de um condomínio, com poços artesianos. Como ficam os moradores de pequenas propriedades que tem sua chácara ou sitio nesse local e usa água de um poço caipira? Esse cidadão continuará tendo água limpa?

A utilização da água é algo sério, e todos nós temos que participar ativamente dos conselhos da cidade, para nos inteirarmos do que se planeja para nosso local de moradia.

Aprenda a não desperdiçar água com atitudes simples como:

  • Ao escovar os dentes, feche a torneira;
  • Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;
  • Acabe com os vazamentos em canos residenciais;
  • Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água;
  • Junte uma boa quantidade de roupas antes de colocá-las na máquina de lavar;
  • Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Produtora Rural e Escritora

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1024739/agua

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.