Alunos da rede estadual já podem se inscrever em 6º Concurso de Redação

 

Estão abertas as inscrições para o 6º Concurso de Redação promovido pela SEE e Hospital do Amor, em Barretos. Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo já podem enviar seus textos às escolas. Também participam adolescentes das redes municipal e particular de Barretos. O objetivo do concurso é difundir o conhecimento e entre os jovens.

Em 2018, o tema é “Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”. O assunto foi escolhido com base em dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) que mostram que dos 600 mil casos de câncer diagnosticados por ano no Brasil, 200 mil são de pele.

Etapas da competição

A competição cultural é dividida em etapas locais, regionais e estaduais. Os alunos deverão entregar as redações até o dia 25 de maio. O texto deve ser inédito e destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, seus grupos de risco e as possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce.

Após passar por uma banca de professores, as redações serão encaminhadas para as Diretorias Regionais de Ensino que, por sua vez, selecionarão as melhores e as repassarão para Hospital até o dia 11 de julho.

O material será avaliado por meio dos seguintes critérios: criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa. Todos os textos devem ser manuscritos e redigidos à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download em www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec. A lista com os finalistas será divulgada no dia 12 de julho.

Os autores das cinco melhores redações serão premiados com três dias de estágio no Hospital de Amor, onde participarão de várias atividades científicas e laboratoriais. Os alunos serão estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção. Além disso, o primeiro colocado e seu professor orientador receberão um notebook. Os demais serão contemplados com um tablet.

Histórico do Concurso

Em 2017, o Concurso de Redação obteve a adesão de 43 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, contabilizando 11.041 redações produzidas e a participação de 378 docentes e 195 escolas.