A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou o recolhimento de lotes de maionese da marca Fugini nesta semana. A decisão foi tomada após a descoberta de irregularidades durante uma inspeção sanitária na fábrica da empresa. A Anvisa encontrou o uso de urucum, um clorante natural, fora da data de validade na fabricação dos produtos, o que viola as regras de controle de qualidade.
Inicialmente, a Anvisa pediu a suspensão temporária da distribuição dos produtos no estoque de uma fábrica específica, Monte Alto/SP.
No entanto, algumas notícias falsas circularam dizendo que todos os produtos da empresa estavam contaminados, o que foi desmentido pela Anvisa.
Isso porque a Fugini Alimentos é uma empresa com 25 anos de atuação no mercado nacional e internacional, por vários anos seguidos tem recebido do mercado o reconhecimento de Marca de Molho de Tomate nº 1 do Brasil e Marca de Vegetais nº 2 do Brasil e empregando diretamente em suas fábricas, área comercial, trade marketing e inteligência em todo Brasil aproximadamente 6.000 colaboradores diretos e indiretos. O que gera interesse e audiência para quem não tem compromisso com a informação.
Posteriormente, a agência regulatória determinou que apenas alguns lotes de maionese da Fugini fossem recolhidos dos pontos de venda. A medida é válida para lotes com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024, além de todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.
Em nota, a Fugini afirmou que a vistoria gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, e que as modificações pedidas pela Anvisa foram realizadas. A empresa não comentou sobre a retirada dos lotes específicos de maionese dos pontos de venda.
“Todos os produtos Fugini que se encontram para consumo nas casas, à venda nos mercados ou estocados nos centros de distribuição, seguem seguros e disponíveis para os consumidores. Sempre cumprimos com todas as obrigações. Jamais tivemos um único lote de produto retido por problema de recall.”
É importante lembrar que a Anvisa é responsável por fiscalizar a qualidade e segurança dos alimentos e medicamentos comercializados no país, garantindo a saúde dos consumidores.