Arquivo Vivo destaca ano letivo sem aulas aos sábados

O ano de 1974 é particularmente especial porque marca os 50 anos do início da minha vida escolar quando comecei a estudar no Grupo Escolar “Barão de Piratininga (Cambará) com a professora Cora Novaes Madia. Foi quando passei a ler jornal, especialmente O Democrata. Por isso, ao viajar no centenário Arquivo Vivo de O Democrata, tenho a oportunidade de reler reportagens da década de 70.

No primeiro dia de aula, Dona Cora falou que a nossa turma era a primeira que não teria aulas aos sábados. O Democrata de 12 de janeiro de 1974 trazia em primeira página o calendário escolar e informa essa mudança na carga horária. Aproveito para destacar outros fatos daquele início de ano há 50 anos.

Os alunos de primeiro e segundo graus de São Roque estavam subordinados à Secretaria Estadual da Educação, informava O Democrata de 12 de janeiro de 1974. Atualmente em São Roque as escolas dos ensinos fundamental 1 e 2 são municipais. O Estado responde pelo ensino médio (antigo colegial) em quatro escolas: Manley Lane, Germano Negrini, Distrito de Maylasky e Epaminondas de Oliveira (São João Novo). “O calendário escolar para 1974 restabeleceu as férias que tinham sido reduzidas no ano passado e permite que em alguns colégios a supressão das aulas aos sábados e elimina os períodos de recesso”. Para os professores as férias são um pouco mais curtas. Nos três últimos dias de férias de verão e nos últimos dois dias das férias de inverno, deverão comparecer às escolas para o planejamento e avaliação.

O Democrata desde a fundação em 1º de maio de 1917 (um domingo) sempre trouxe o lema: “Semanário dedicado aos interesses do Município” e depois ampliou para “município e região”, mas também destaca os principais assuntos do Brasil e do mundo. Em 12 de janeiro de 1974, estampou na primeira página que o general Ernesto Geisel (1907-1996) será oficialmente eleito presidente do Brasil. Não havia eleição direta (voto popular) para presidente. A escolha era feita pelo Congresso Nacional e somente em 1989 é que o Brasil retomou a eleição com o voto do eleitor. Candidato da Arena, Geisel foi eleito com 400 votos (84,04%) contra 76 votos da chapa de oposição do MDB com Ulysses Guimarães (presidente) e Barbosa Lima Sobrinho (vice).

A Prefeitura e Câmara Municipal de São Roque estavam de mudança para uma “casa nova”. No próximo domingo (31 de janeiro), dar-se-á a transferência das instalações do antigo próprio municipal da Praça da Matriz para parte do Colégio São José (Rua Padre Marçal). Dessa forma, Câmara e Prefeitura deixavam o histórico prédio na Praça da Matriz ao lado da Casa do Barão do Piratininga. Até hoje se lamenta a demolição das duas construções onde surgiram a segunda pista da Avenida João Pessoa e as Casas Pernambucanas.

Outro dia fiquei curioso para saber o significado da sigla C.E.A.J.O ao ler uma notícia da apresentação da fanfarra dessa entidade na Festa do Pêssego de Mairinque. Essa semana eu descobri ao deparar com a notícia da formatura em Mairinque do Colégio Estadual “Altina Júlia de Oliveira” (CEAJO). A colação de graus contou com a apresentação do Coral “Conselheiro Mayrink” sob a regência da professora Maria Cândida Bertolini de Paula. Na formatura do colegial, o paraninfo foi o professor de Élcio Roque Boccato, “lente da cadeira de história” e diretor do Jornal O Democrata.

O famoso raio-X dos pulmões era obrigatório para o registro profissional. Em 1974, O Democrata trouxe um anúncio que destacava: “o progresso avança aceleradamente na cidade de São Roque e Mairinque e outras cidades adjacentes, principalmente no setor industrial. As empresas não precisavam mais deslocar seus funcionários para tirar Chapa de Pulmões e Carteira de Saúde podem procurar Olga Pinheiro, na Rua Rui Barbosa, 349”. A “Abreugrafia” desenvolvida pelo médico brasileiro Manuel Dias de Abreu e daí a razão do nome. Um método rápido e barato para o diagnóstico da tuberculose. Sabia que no dia 4 de janeiro comemora-se o Dia da Abreugrafia data de nascimento do médico (04/01/1.891)?

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.