"Fome de Bola" arrecadou 5 mil kg de alimentos no Quintinão

São Roque viveu uma tarde de cidadania, festa e, claro, futebol no estádio municipal Quintino de Lima em 9 de abril de 1994. Criado e batizado pelo cantor Chico Buarque, o “Fome de Bola” reunia artistas, políticos e famosos para percorrer cidades com o objetivo de arrecadar alimentos para a “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, entidade criada em 1993 pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho (1935/1997).

“Vitória da solidariedade” destacou o Jornal O Democrata (16/04/1994)

O projeto lançado pelo irmão do cartunista Henfil segue em atividade porque, infelizmente, o Brasil ainda tem mais de 30 milhões de pessoas famintas. O gerente do Banco do Brasil, Geraldo Rodrigues Silva e presidente do comitê local da Ação da Cidadania, confirmou a arrecadação de mais de 5 toneladas de alimentos. Uma parte do alambrado chegou a ser derrubada pelas torcedoras. Em 1995, a revista Placar publicou que o Fome de Bola era o “colírio das fãs’ e com apenas apenas uma derrota em 20 partidas. O mais importante é que tinha arrecadado até o momento mais de 110 tolenadas de alimentos.

Quintinão recebeu mais de 5 mil torcedores na maioria mulheres para acompanhar atores e cantores do “Fome de Bola”

O Jornal O Democrata (16 de abril de 1994) destacou o jogo entre Fome de Bola e os veteranos do Grêmio União Sanroquense. “Artistas x GUS: vitória da solidariedade”. “Embora de caráter amistoso promovido para uma causa tão nobre, o jogo em si, foi pra valer. Ao final a Seleção dos Artistas venceu o Grêmio por 2 a 1, com gols assinalados no segundo tempo”, relatou. Toni Plantão e Dado Villa-Boas fizeram os gols da vitória. Zequinha anotou para o Grêmio.

O Arquivo Vivo traz a publicação do Jornal o Democrata e o complemento extra com fotos que mostram a fantástica presença de público, artistas e cantores. Chico Buarque não jogou porque tinha apresentação do show “Paratodos”, na noite daquele sábado, em São Paulo. No entanto, no dia seguinte entrou em campo no estádio do Juventus na Rua Javari.

O cantor Léo Jaime entrevistado por Vander Luiz; ao vivo e por telefone na Rádio Universal de São Roque direto do Hotel Alpino

Narrei esse jogo em um vídeo do próprio gerente do Banco do Brasil e como toda partida amistosas ocorrem muitas alterações. No entanto, uma delas foi especial e essêncial para o resultado da partida. O Fome de Bola colocou em campo o meia Afonsinho que jogou nos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Mas a carreira dele vai além das quatro linhas, tornou-se o primeira atleta brasileiro a ganhar o passe livre na justiça em 1971. Além disso, ao mesmo tempo que em jogava fez medicina e criou nos anos de 1970 o “Trem da Alegria”, time que mantinha em atividade jogadores sem contrato.

Fome de Bola: Carlos Portinho (hoje, senador PL/RJ); Jean Franco, Paulo Gorgulho (ator), Lindbergh Farias (ex-presidente da UNE, senador, prefeito de Nova Iguaçu/RJ e atual deputado federal) e Nelsinho Morales (São Roque); Dado Villa-Lobos (Legião Urbana e sobrinho-neto do maestro Heitor Villa-Lobos); Ângelo Antonio (ator), Marcos Palmeira (ator) e Pedro Márcio (São Roque); Léo Jaime (cantor) e Toni Platão (cantor). Técnico Gonzaga

Grêmio: Cássio; Massa, Maurinho, Amaral e Edson Canguera; Alemão, Edinho e Paulo Rocha: Paulinho Ribeiro, Rubinho e Marquinhos Chula. Técnico: Vitor Silva. Formação inicial das equipes.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.