Augusta Arruda de Paula Santos completa 91 anos

A professora Augusta Arruda de Paula Santos comemorou 91 anos nesta quarta-feira (23 de agosto) e a oportunidade de viver esse momento é extremamente gratificante. O Arquivo Vivo desta semana registra o aniversário e resgata as “Revolucionárias”, pessoas que nasceram em 1932 ano da Revolução Constitucionalista (9 de julho a 2 de outubro). Em 23 de maio, as mortes dos jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (origem da sigla MMDC), foram decisivas para o início do movimento comandado por São Paulo contra o governo do presidente Getúlio Vargas e a elaboração de uma constituição.

Nesse período o Jornal O Democrata estampava todas as semanas reportagens com os detalhes do conflito que contou com a participação de dezenas de jovens são-roquenses que trocaram a segurança de uma cidade pacata por semanas de tensão nas trincheiras. Quem não pegou em armas ajudou doando ouro para São Paulo em uma campanha gigantesca. Ao final, o dinheiro arrecadado foi para a construção de um novo prédio da Santa Casa de São Paulo, obra que lembra as 13 listras da bandeira paulista.

Com a tranquilidade de quem superou tantos desafios na vida, a aniversariante sentou-se no sofá da sala com as amigas Milta Gavazzi Salim, Lucila Gineta Cereda Gomide e Wilma Baroni Boccato todas nascidas em 1932. Milta e Lucila nasceram no primeiro semestre, Wilma no dia 7 de novembro. As quatro concentram as recordações no curso primário quando estudaram na mesma classe no Grupo Bernardino de Campos.

Augusta seguiu os estudos em Itu, Escola Regente Feijó, onde formou-se professora e retornou para São Roque para lecionar no Santo Antonio, Parada Amaral (Vila Amaral), Carmo e por mais tempo na Tibério Justo da Silva (Maylasky), onde foi diretora. Casada com Synésio de Paula Santos por 62 anos e o casal teve os filhos Glauco, Gislaine e Gladston.

Chegar aos 91 anos é maravilhoso. Não perder o sorriso cativante e a linha de pensamento é uma bênção. O corpo sente o passar dos anos, mas a alma mantém a energia e o batom é um “santo remédio” que a deixa ainda mais elegante e festiva.

“Qualidade de vida. É exatamente isso que se quer. Saúde não é mais ausência de doença. Saúde é viver bem com o que se tem. Os problemas existem, mas tocar a vida com sabedoria.”, comenta o filho e médio Gladston.

“Ela é minha inspiração, o grande exemplo”, destaca Gislaine. Glauco mora nos Estados Unidos e a distância não foi limite para sentir a sua presença em meio o clima festivo da casa.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.