Bombeiros de Mairinque participam de capacitação sobre Serpentes Brasileiras

Os membros do Grupamento de Bombeiros de Mairinque participaram no último fim de semana de uma capacitação sobre captura e manejo de Serpentes Brasileiras, realizado no Núcleo da Floresta – Pesquisa e Extensão em Fauna e Flora de São Roque. O treinamento foi ministrado pelo Biólogo e Diretor do Núcleo, Rafael Mana.

A prática, que gerou certificado aos agentes, abordou técnicas de reconhecimento e quais características tornam as serpentes peçonhentas. Além disso, foram trabalhados os métodos de como capturá-las e devolvê-las ao seu habitat natural, sem causar lesões aos animais.

O Coordenador do Grupamento de Bombeiros e da Defesa Civil, Nilson Evandro da Silva, fala sobre a importância desse treinamento para futuras ações. “Quando recebemos uma ocorrência envolvendo serpentes, nunca sabemos o que esperar. Sendo assim, a capacitação para um bombeiro é fundamental para que ele saiba diferenciar se o animal é peçonhento ou não e escolher a melhor forma de captura e manuseio”.

O Grupamento de Bombeiros de Mairinque está localizado à Rua Antonio Alves de Souza, 360 – Centro. Em casos de emergência disque: 199, (11) 4718-2013 ou (11) 4718-8688.